Make your own free website on Tripod.com
         
Matéria - Prima de Origem Mineral|

As matérias - primas de origem mineral podem ser gasosas, líquidas ou sólidas. Dentre as gasosas pode-se ter como exemplo o ar atmosférico, os gases e vapores de origem endógena terrestre; as líquidas são as águas dos mares, rios , lagos, lençóis freáticos e as dos poços artesianos; as sólidas estão representadas pelo sal marinho, sal-gema e muitos outros

ÁGUA

A água é a matéria-prima mais abundante no globo. É usada sob a forma líquida ou entãoincluída na formulação dos alimentos. Água mineral é aquela empregada principalmente para fins terapêuticos. Água potável é a tratada, tem caracteristicas químicas e microbiológicas específicas, é utilizada prevalentemente para fins humanos.

SAL

O sal também é chamado de sal de cozinha, quimicamente, é o cloreto de sódio. É extraído de fontes naturais e segundo sua origem é chamado de sal - gema e sal marinho.
O sal -gema é aqule obtido por escavações de minas de sal. Na região correspondente principalmente ao Estado da Paraíba existem muitas jazidas. Também encontram-se jazidas na Colômbia e na Polônia.
O sal marinho é obtido pela evaporação da água do mar. No Brasil, o sal é explorado comercialmente nas regiões correspondentes aos estados do Rio Grande do Norte e Espirito Santos, onde existem boas condições de evaporação da água.